qui. out 21st, 2021

Você sabia?

No começo éramos todos funcionários efetivos. A migração de brasileiros descendentes de japoneses havia começado timidamente no final da década de 1980.


Os que vieram naquela época, tiveram saldos super positivos e fizeram a fama de que trabalhar no Japão era a solução para o enriquecimento rápido e certeiro. Resultou em movimento dekassegui dos anos 90 onde em apenas 5 anos, em 1995 somava quase 150.000 pessoas em todo o Japão. E assim foi crescendo até chegar a alcançar cerca de 365.000 pessoas somente de brasileiros, um pouco antes do estouro da bolha econômica chamada de Leahman Shock que aconteceu em outubro de 2008.


Poucos sabem ou lembram que a liberação oficial de vistos para descendentes e cônjuges de formato atual começou em 1o. de junho de 1991 e que naquela época todos os contratos de empregos no Japão eram diretos, efetivos e sem empreiteiras. O sistema de emprego via empreiteira começou em 1993 para cá onde não mais parou de crescer. Sim, nos 2 anos iniciais do movimento dekassegui da decada de 90, todos éramos contratados como funcionários com todos os direitos e deveres de efetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *