sex. out 22nd, 2021

Capital Humano

Qual é o conceito de Capital Humano?

É um conceito muito usado em Recursos Humanos, que engloba diversos aspectos da vida de um profissional. Dentre eles o cuidado com saúde física e mental, felicidade e bem estar, além das habilidades, educação e crescimento humano. A busca do equilíbrio desses aspectos enriquece os resultados gerados tanto na vida profissional como pessoal. O capital humano bem trabalhado produz valor social e econômico para si e para a comunidade.

Os brasileiros no Japão, entrou em uma tendência de empregos terceirizados e temporários, na qual, para aumentar a renda mensal da família, a única solução pensada é força física/tempo, focando em horas extras. Isso faz com que haja um desequilíbrio do capital humano, abrindo mão da qualidade de vida familiar, e afetando a saúde física e mental. E por não haver uma valorização do profissional, nem investimento por parte da empresa no decorrer do tempo, a satisfação no trabalho e auto estima é afetada. Com a falta de tempo, não se investe em novas habilidades e educação formal continuada.

Para os que pretendem voltar ao Brasil, esses profissionais estão atrasados e desatualizados, e tem dificuldade de colocação no mercado de trabalho na área desejada. E para os que pretendem continuar no Japão, ao chegar em uma idade mais avançada, apenas observa impotentes a desvalorização do salário/hora, além da diminuição das oportunidades de trabalho.

Por isso é vital o entendimento sobre plano de vida e carreira, e entender o Capital Humano para administrar esse equilíbrio, em prol de qualidade de vida para si e a família.

Receba orientação de carreira e vida com profissionais com vasta experiência no Japão. Nunca é tarde para começar.