qui. abr 25th, 2024

Plano de Carreira no Japão

A vida passa como um relâmpago!

“Vim para o Japão com o plano de 3 a 5 anos, mas estou há mais de 20 anos…”

“Antes era solteiro, hoje sou casado e com filhos.”

“Estou passando dos 40 anos de idade, sinto mais cansaço…”

“Estou despreparado para a aposentadoria, o que faço?”

“Meus filhos não querem voltar para o Brasil mas eles não aprenderam o japonês…”

“Comprei casa no Japão e busco um emprego mais estável.”

“Não sabia que era possível trabalhar fora de fábricas.”

“Não sei as vantagens e desvantagens entre um emprego de Haken com a de carreira.”

Vamos conhecer a história!

No final dos anos 80 à início de 90, os empregos no Japão eram de contratação direta, sem o modelo das atuais empreiteiras (Empresa que realiza obras ou vende mão de obra ).

2 Fatores fizeram as empresas rever os planos:

①  Diferenças culturais:

Baixo nível de idioma japonês e a pouca familiaridade com a cultura japonesa.

②  Diferenças interesses:

O objetivo principal dos trabalhadores era poupar dinheiro para investir e voltar ao seu país de origem.

Alternativa encontrada:

Terceirização de mão de obra.

① UKEOI (Empreiteira)

Modelo inicial de terceirização onde uma empreiteira era responsável por uma parte da produção/setor contratando os trabalhadores como funcionários da empreiteira.

②HAKEN (alocação)

Modelo de terceirização onde uma empreiteira aloca o trabalhador. Modelo implantado no Japão em 1986 como agenciamento de empregos restritos para trabalhadores qualificados.

2004 Em vigor por licenciamento especial:

Agenciamento de empregos ou alocação de trabalhadores que era proibido até então, em trabalhos não qualificados do setor manufatureiro.

① SEIKEI KOYOU (Emprego Regular)

Modelo que sempre existiu e ocupa atualmente 60% da contratação de trabalhadores do Japão. Funcionários efetivos são chamados de Seishain.

② HI SEIKI KOYOU (Emprego não regular)

Modelo não regular: HAKEN, KEIYAKU, ITAKU, PART-TIME, ARUBAITO. Ocupa atualmente 40% da contratação de trabalhadores do Japão.

Trabalhadores não regulares 38.3%

Trabalhadores Regulares 61.7%

Carreira no Japão - Além das Fábricas e Haken

Tipos de Vistos e suas possibilidades

① Cônjuges e Descendentes:

Permitido trabalhar sem limite de profissões e regiões, é permitido trazer a família e constituir família no Japão. É permitido empreender, e adquirir empréstimo bancário.

Brasileiros podem ser contemplados com o acordo bilateral previdenciário para planejamento da aposentadoria. Visto renovável até a aquisição do visto permanente.

② Outros:

Estudantes, estagiários, técnicos específicos 1:  Limitados a cada ocupação e profissão, não é permitido trazer a família e constituir família no Japão. Visto renovável com aprovação no teste de proficiência do idioma japonês e habilidades técnicas.

Técnicos específicos2: Aprovado no teste de proficiência e habilidades técnicas após 5 anos de experiência, renovável a cada 5 anos. Permite mudar de empresa e região mas dentro do setor previamente aprovado. 

Emprego de carreira ou sem carreira, o que pode mudar?

Sua escolha pode mudar completamente a sua vida.

Amplie o seu horizonte 

Planejamento de vida e carreira no Japão

Carreira profissional agrega valores e melhoria de salários

Desenvolvimento do capital humano e empregos formadores de profissionais

Independente de trabalhador temporário ou de carreira, a capacidade física vai diminuindo com o aumento da idade. Ao contrário de funcionários não efetivos que tem a tendência de ter a renda e as oportunidades diminuídas após 40 anos de idade, os funcionário efetivos e com habilidades técnicas aumentam suas rendas até 50 anos e podendo manter patamares elevados até a aposentadoria.

Imagem da progressão de rendas entre HAKEN Shain e SEI shain

Independente da idade, escolha uma profissão e empresa com o objetivo de tornar-se um profissional habilidoso dentro de 5 anos.

40 horas X4.5 semanas=180 horas/mês = 2.160/ano X5 anos = 10.800 horas

Educação e Carreira

① Graduados:

Os japoneses consideram o seu país como a sociedade que valoriza a graduação educacional.

As escolas são classificadas por um quociente chamado HENSACHI, que serve como avaliação de capacidades em obter boas notas.

Os pais que sabem da importância de graduação com o planejamento de carreira se esforçam em proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento e alcance de melhores notas. Existe um mercado enorme de cursinhos de capacitações como matemática, inglês, esportes, músicas e diversas artes.

② Não graduados:

A mínima graduação do Japão é o de nível fundamental chamado de CHUGAKKO. São 6 anos de fundamental primário e 3 anos de fundamental secundário, totalizando 9 anos de ensino obrigatório.

Até esta graduação, os alunos não repetem de ano, mas o primeiro vestibular é realizado já na idade de 15 para 16 anos de idade. É na fase de adolescência que as crianças do Japão se sentem mais pressionados pois aqui começa de certa forma o divisor de classe acadêmica. 

O nível de graduação afetam diretamente na carreira de uma pessoa pois quanto mais elevado a graduação, maiores são as oportunidades.

Aprendizados fundamentais na educação básica japonesa.

Planejamento de Vida acadêmica e profissional

Sua carreira e o avanço da idade dos filhos – Planejamento familiar