seg. jul 15th, 2024

5 diferenças culturais no ambiente de trabalho Brasil X Japão

5 diferenças culturais no ambiente de trabalho Brasil X Japão
Lembrando que não generalizamos essas diferenças, afinal cada pessoa, empresa, região tem suas particularidades.
①Hierarquia!
A hierarquia dentro de muitas empresas japonesas, é seguido primeiro pela idade. Existe muito respeito e admiração pelos mais velhos e suas opiniões tem grande peso nas decisões diárias.
A hierarquia por tempo de casa também é respeitado, visando o conhecimento interno da empresa e as conquistas conjuntas entre empresa e funcionário.
A qualificação, experiência e licenças também são levados em consideração, afinal, as atividades são limitadas às licenças obtidas no ramo.
É o conceito de 先輩(Senpai)- veterano e 後輩 (Kouhai)- júnior.
② Chefe X Líder
Geralmente, o chefe é aquela figura autoritária que possui maior conhecimento técnico e que determina as atribuições dos seus subordinados. Além disso, a principal preocupação do chefe é alcançar as metas e resultados independente de qualquer problema. Já a figura do líder é relacionada com a inspiração. A pessoa que lidera, inspira outros a fazerem as suas vontades independentes da pressão ou de situações alheias. Nas empresas de médio e pequeno porte tradicionais, muitos funcionários não recebem um treinamento de liderança, sobem de cargo por tempo de casa ou de licenças conquistadas, não adquirindo habilidades de ensinar e liderar.
③ Confiança
No Brasil, sabemos que muitas empresas quando contratam seus funcionários e estes não atingem às expectativas, são desligados da empresa ou demoram para galgar maiores responsabilidades. No Japão, o funcionário efetivo recebe desde o início a confiança total e é esperado do profissional, que o trabalhador supere às exigências. Ser desligado da empresa mancha o histórico profissional, dificultando nova colocação no mercado de trabalho, por isso, as empresas fazem o máximo para não demitir um funcionário.
④ Segundo Idioma
No Brasil, falar um segundo idioma é de grande importância para se destacar no mercado de trabalho. O Japão, sendo um país economicamente estável, garante ao trabalhador, estabilidade e emprego sem a necessidade de um segundo idioma. Por isso, muitos profissionais estrangeiros que falam inglês tem maiores oportunidades em grandes centros com maior concentração de empresas estrangeiras.
Para conquistar melhores oportunidades no Japão, o idioma japonês é essencial, afinal, como estrangeiros, teremos o segundo idioma (o materno).
⑤ Pontualidade
No Brasil, a pontualidade é essencial para ser um bom profissional. No Japão, a pontualidade é levado muito a sério, sendo uma prioridade indispensável! 1 minuto de atraso é considerado atraso, perdendo assim a confiança.
Caso for se atrasar, avise com antecedência.
Para orientação de carreira personalizada (gratuita):
070-5333-4778
0564-47-7300
Projeto Integra

Fique por dentro!

Seja informado sobre novos artigos.

Veja mais:

日本語

#Vamos Okazaki!

Evento no Castelo de Okazaki 🏯Evento Castelo de Okazaki 🗓️Data: 18 (Sábado), 19 (domingo) de fevereiro 2023🕐Horário: 10 h as 18 h📌Local: Tamokuteki Hiroba (Castelo de Okazaki) Google maps: https://goo.gl/maps/ep5PTrUaatm4Tg697 Pela primeira vez em cerca de 40 anos, Tokugawa Ieyasu será o único protagonista do drama Taiga, que será transmitido em 2023.Uma sala de teatro Taiga terá uma exposição do drama Taiga “Dosuru Ieyasu”. No subsolo, também há exposições relacionadas aos samurais Ieyasu e Mikawa. https://goo.gl/maps/VGzeCjGek6RfHLwC6 Google Maps

Artigos

Atualidades Japão – Agosto 2022

Em primeiro lugar, vi um artigo no noticiário em julho de que a CyberAgent aumentará o salário inicial para novos graduados que ingressarem na empresa na primavera de 2023 para 420.000 ienes. Eu estava interessado em saber que tipo de trabalho poderia pagar um salário tão alto aos recém-formados e, quando olhei para o esquema de recrutamento de novos formandos no site, fiquei convencido. Parece que consigo 420.000 ienes/mês, mas incluía uma taxa fixa de horas extras de cerca de 170.000 ienes por 80 horas por mês (trabalho extra de cerca de 4 horas por dia). Sem incluir horas extras, eram 250.000 ienes/mês, então não era tão alto. Se você

Deseja receber orientação gratuita?

Orientação de vida e carreira no Japão!