sex. abr 26th, 2024

Área odontológica no Japão, licenças e mercado de trabalho

Quais profissionais trabalham dentro do consultório odontológico no Japão e como adquirir licenças.

Muitos profissionais estrangeiros que se mudam para o Japão, deixam para trás suas profissões certos de que pode ser impossível atuar novamente em suas áreas aqui no Japão.

Porém, conhecer como funciona as leis e regras locais pode ajudar a abrir novas possibilidades e se adaptar às limitações.

À seguir vamos falar um pouco sobre a estrutura na área Odontológica japonesa.

Conteúdo

Auxiliar odontológico  歯科助手 しかじょしゅ

É papel do auxiliar de dentista atender o paciente na recepção e se encarregar de tarefas diversas, como a limpeza do equipamento de tratamento, e você pode fazê-lo sem nenhuma qualificação especial.

O trabalho de um assistente dentário é dividido em várias tarefas:

[Trabalho de recepção]

Cuida da recepção dos pacientes que chegam ao consultório do dentista para exame médico. Executa várias tarefas, como verificação de cartões de seguro e bilhetes de exames médicos, solicitação de preenchimento de questionários e contabilidade após exames médicos.

[Trabalho de auxiliar]

Auxiliares de dentistas e higienistas dentais também são trabalhos de auxiliares de consultórios dentários. Trabalha em pé com o paciente e se comunicando com ele.
Além de preparar o equipamento necessário para o tratamento odontológico, limpar e esterilizar o equipamento utilizado no tratamento e entregar o equipamento ao dentista e higienista dental em tempo hábil, apoia o bom andamento do tratamento. Em alguns casos, também pode acalmar um paciente que está nervoso no exame. Além disso, o ato de colocar a mão na boca do paciente é um ato de tratamento e não pode ser feito por um auxiliar de dentista.

[Trabalho de preparação de recibos]

Um “recibo médico (declaração de honorários médicos)” é uma declaração a apresentar às seguradoras (municípios, associações de seguros de saúde, etc.) para despesas médicas diferentes das suportadas pelo paciente. Dependendo da clínica odontológica onde você trabalha, preparar a declaração é uma das tarefas.
Como o trabalho de auxiliar de dentista é altamente especializado e exige precisão, o valor como auxiliar de dentista aumentará quando você se acostumar com o trabalho de fazer recibos.

[Atividades proibidas]

A prática médica por um assistente de dentista é proibida por lei. A remoção da placa bacteriana e do tártaro e o ensino da escovação com escova de dentes também são considerados ilegais. Outras coisas que os assistentes dentários não devem fazer são:

  • Desgastar os dentes
  • Injeção de anestesia
  • Radiografia
  • Restaurações
  • Remoção de cimento
  • Ajustar a mordida
  • Aplicar flúor
  • Tirar o molde dos dentes

Não é possível tirar um molde de dente, mas é permitido manipular o material de impressão para tirar um molde de dente. Na imagem de raios-X, você pode se envolver nas configurações. Se você não conhece os limites entre a prática médica, obtenha instruções do seu dentista ou higienista dental. Se violar a lei, será penalizado mesmo que o assistente dentário não o reconheça como ilegal.

Te ajudamos a encontrar as estratégias que podem te impulsionar para atingir seus objetivos.

Orientação gratuita de vida e carreira no Japão.

Higienista dental  歯科衛生士 しかえいせいし

Dentistas e higienistas dentais são profissões jurídicas e não podem ser contratados sem qualificações.

Os deveres dos higienistas dentais são definidos por uma lei chamada “Lei do Higienista Dentário”, que é dividida aproximadamente nos três deveres a seguir.

[Medidas preventivas odontológicas]


O trabalho típico do tratamento preventivo odontológico é verificar a condição das gengivas e dentes, determinar se existem cáries e aplicar um medicamento para prevenir cáries na cavidade oral. Também podemos realizar a remoção do tártaro.

[Orientação de saúde bucal]

O exemplo mais conhecido de orientação em saúde bucal é a “orientação sobre escovação dos dentes” realizada em jardins de infância e escolas de ensino fundamental. Além disso, a orientação de higiene bucal para idosos patrocinada por instituições de assistência a idosos e governos locais também é uma das tarefas importantes dos higienistas dentais.

Aliás, são muitos os casos em que higienistas dentais que trabalham em centros de saúde são responsáveis ​​pela orientação de saúde bucal, bem como higienistas dentais que trabalham em clínicas odontológicas.

[Assistência odontológica]

Muitas pessoas associam a imagem principal de um higienista dental com a assistência ao dentista.

Esse tipo de trabalho é chamado de assistência odontológica, e não é exagero dizer que é o principal trabalho dos higienistas dentais nas clínicas odontológicas.

Os conteúdos específicos do trabalho incluem explicar detalhadamente o procedimento e o conteúdo do tratamento ao paciente e realizar a sucção como suporte para o dentista .

Além disso, limpar a superfície dos dentes como etapa de pré-tratamento e fornecer orientações e explicações à sala de raios X também são auxílios na prática odontológica.

[Atividades proibidas]

O trabalho que um higienista dental não deve fazer é, em uma palavra, “trabalho que só pode ser feito por um dentista”. Especialmente na assistência odontológica, é necessário ter cuidado, pois pode violar a lei se você não entender uma linha clara.

Abaixo estão alguns exemplos típicos de que tipo de trabalho está fora do escopo dos higienistas dentais.

  • Extração de dente
  • Desgastar os dentes
  • Cortar as gengivas
  • Anestesia de injeção
  • Restaurações
  • Radiografia

A propósito, foi mensionado “orientação e explicação para a sala de raios X” como exemplo do trabalho de auxiliar no tratamento odontológico, mas embora o higienista dental possa se preparar para a fotografia de raios X e explicar ao paciente, o trabalho em si (ato de apertar o botão) não é possível.

Além disso, existem dois tipos de anestesia para alívio da dor no tratamento odontológico: anestesia de superfície, na qual um medicamento é aplicado na superfície das gengivas, e anestesia, em que o medicamento é injetado na gengiva.

Os higienistas dentais podem lidar com a anestesia de superfície, mas deve-se ter cuidado, pois a anestesia por injeção só pode ser realizada por um dentista.

Aliás, o trabalho que um higienista dental não deve fazer é chamado de “ato absoluto do dentista” e, em qualquer caso, deve ser feito apenas por um dentista.

Por outro lado, ações como a remoção do tártaro e a aplicação de anestesia na superfície são chamadas de “ações do dentista relativas” e só são permitidas quando instruídas pelo dentista ou sob a supervisão do dentista.

Portanto, tenha em mente que só porque um higienista dental pode lidar com o trabalho não significa que isso pode ser feito apenas pelo julgamento do higienista dental.

Higienistas dentais profissionalmente qualificados estão em uma escassez crônica de recursos humanos em todo o país, e não há muitas clínicas odontológicas que possam pagar.

Portanto, mesmo que o trabalho esteja fora do escopo de um higienista dental, pacientes e médicos podem pedir ajuda.

No entanto, no caso improvável de um higienista dental trabalhar fora do escopo, você pode ser acusado de violar a Lei do Higienista Dental.

É importante ter uma compreensão adequada do escopo de trabalho do higienista dental para que tal situação não ocorra.

Fontes de informação para certificações de Higienista Dental:

Escola de Japonês

Te ajudamos a encontrar as estratégias que podem te impulsionar para atingir seus objetivos.

Orientação gratuita de vida e carreira no Japão.

Cirurgião(ã) Dentista 歯科医師 しかいし

“Os dentistas devem contribuir para a melhoria e promoção da saúde pública, prestando atendimento odontológico e orientações de saúde, e zelar pela vida saudável das pessoas”, conforme estipulado na Lei do Dentista. É um trabalho para melhorar a saúde de todo o corpo por meio de tratamento odontológico. Com foco no tratamento de cáries e doenças periodontais, realiza ortodontia para corrigir o alinhamento dos dentes, odontologia estética para deixar os dentes bonitos e tratamento de implantes para fazer dentes artificiais. Além do tratamento odontológico, os dentistas também cobrem o tratamento de todas as doenças relacionadas à boca e à língua e o tratamento de doenças da mandíbula. Atualmente, quando se diz que há um excesso de dentistas, um número crescente de dentistas  em áreas especializadas, como odontopediatria e especialistas em doenças periodontais.

Para oferecer o melhor tratamento, devemos ter um profundo conhecimento de cada paciente. Portanto, o aconselhamento é o primeiro passo em qualquer tratamento. Vamos ouvi-lo com o máximo de detalhes possível sobre seus problemas bucais, sua condição de saúde e sua vida diária, e faremos um plano de tratamento. Por exemplo, mesmo com um tratamento para cárie dentária, existem várias diferenças dependendo do método de tratamento selecionado, como a aparência após o tratamento, quanto tempo dura o tratamento e se a recorrência da cárie dentária é improvável. Portanto, decidiremos o método de tratamento que o paciente pode entender, mostrando várias opções sobre como proceder com o tratamento, os materiais a serem usados, o custo, o número de tratamentos e assim por diante. O aconselhamento pós-tratamento também é uma tarefa importante. Na odontologia atual, a ideia da odontologia preventiva, que é “proteger” ao invés de “curar” os dentes, está se tornando popular. Vamos ensiná-lo a escovar os dentes e fazer um plano para limpar os dentes no consultório do dentista.

Para um dentista que trabalha em uma clínica odontológica geral, as principais tarefas são o tratamento de cáries, doenças periodontais, outras doenças dos dentes e gengivas e remoção de tártaro. Muitos dentistas têm muita experiência e se especializam em ortodontia e odontologia estética, mas quando você é apenas um dentista, provavelmente se encontrará nesses tratamentos primeiro. O tratamento da oclusão também é uma tarefa importante para os dentistas. Uma malha ruim não apenas faz com que seus dentes caiam ou vacilem, mas também faz com que você sofra de dores de cabeça e ombros rígidos devido à má postura, e você pode se sentir mal por um longo tempo. Quanto mais você ouve as pessoas dizerem: “Eu tinha muitos ombros rígidos e passei por tratamento manipulativo, mas uma vez que corrigi a mordida, não precisei passar por tratamento manipulativo”. Quando se trata de hospitais universitários, além desses tratamentos, também existem dentistas envolvidos em tratamentos avançados, como cirurgia de ressecção de câncer bucal e reabilitação da função oral.

Nos últimos anos, um número crescente de clínicas odontológicas está se concentrando em odontologia preventiva, como instruções de escovação, aplicação de flúor e remoção de tártaro. Acima de tudo, na odontopediatria, é um papel importante dos dentistas manter a saúde dos dentes das crianças, como tratar cáries de bebês, verificar o crescimento e alinhamento dos dentes e prevenir cáries e doenças periodontais.

Há muitos dentistas que se tornam médicos e especialistas em ortodontia certificados e se especializam em ortodontia. Usando um aparelho ortodôntico, aplique força nos ossos dos dentes e mandíbula (queixo) e mova-o lentamente, e faça os dentes limpos para que se encaixem adequadamente com o mau alinhamento e oclusão dos dentes. A má oclusão é uma condição na qual os dentes dos maxilares superiores e inferiores não se encaixam adequadamente, a má oclusão causa várias doenças e disfunções, por isso a ortodontia tem um papel importante na remoção disso. O período de uso do aparelho ortodôntico é de cerca de um ano e meio a dois anos e meio, mas o acompanhamento continuará por vários anos mesmo após a remoção do aparelho, então você terá que passar muito tempo com o paciente.

O tratamento odontológico estético é um tratamento odontológico que agrega uma perspectiva de “beleza” ao tratamento realizado na odontologia normal. O objetivo é criar uma boca saudável e bonita, limpando os dentes brancos, limpando o alinhamento dos dentes e melhorando a cor das gengivas para uma bela cor rosada. Os tratamentos incluem limpeza para remover pigmentos e tártaro na superfície do dente, clareamento para clarear a cor dos próprios dentes e facetas laminadas com cobertura cerâmica para limpar os dentes. O número de mulheres dentistas tem aumentado nos últimos anos, mas pode-se dizer que o aumento de mulheres dentistas está relacionado com o aumento da procura pela odontologia estética.

O tratamento com implantes é um método de tratamento no qual uma raiz de dente artificial é inserida no osso maxilar para substituir o dente perdido e um dente artificial é criado no dente artificial para restaurar a oclusão. O dentista irá realizar a cirurgia para implantar o implante. Aproximadamente 50 anos se passaram desde o primeiro tratamento de implante no Japão, e gradualmente se espalhou pelo mundo. O número de casos de tratamento com implantes que podem não apenas restaurar a função mastigatória, mas também restaurar a beleza da aparência continua a aumentar, e espera-se que continue a aumentar no futuro.

Existem alguns exames odontológicos que são estipulados por lei. Começando com um check-up odontológico de 1 ano e 6 meses, os dentistas escolares continuam a fornecer check-ups odontológicos durante o ensino obrigatório. Uma das tarefas importantes de um dentista é a conscientização sobre a boca, como orientação alimentar e orientação de escovação, por meio de exames odontológicos.

Um dentista que recebe uma solicitação da polícia e coopera na confirmação da identidade de um corpo não identificado é chamado de dentista da polícia. Ao confirmar a identidade de um corpo que foi significativamente danificado devido a um desastre de grande escala, acidente, incidente, etc., a condição dos dentes e da boca (* achados dentários), registros médicos e radiografias ao receber atendimento odontológico tratamento antes da vida, etc. Vou esclarecer minha identidade comparando-a. Mesmo após o Grande Terremoto do Leste do Japão, muitos dentistas estavam envolvidos no trabalho de verificação de identidade. A expertise do dentista também pode contribuir para a sociedade.

Fontes de informação para certificações de Dentista:

Escolas e Universidades de Dentista

Escola de Japonês

Te ajudamos a encontrar as estratégias que podem te impulsionar para atingir seus objetivos.

Orientação gratuita de vida e carreira no Japão.

Fique por dentro!

Seja informado sobre novos artigos.

Veja mais:

日本語

#Vamos Okazaki!

Evento no Castelo de Okazaki 🏯Evento Castelo de Okazaki 🗓️Data: 18 (Sábado), 19 (domingo) de fevereiro 2023🕐Horário: 10 h as 18 h📌Local: Tamokuteki Hiroba (Castelo de Okazaki) Google maps: https://goo.gl/maps/ep5PTrUaatm4Tg697 Pela primeira vez em cerca de 40 anos, Tokugawa Ieyasu será o único protagonista do drama Taiga, que será transmitido em 2023.Uma sala de teatro Taiga terá uma exposição do drama Taiga “Dosuru Ieyasu”. No subsolo, também há exposições relacionadas aos samurais Ieyasu e Mikawa. https://goo.gl/maps/VGzeCjGek6RfHLwC6 Google Maps

Artigos

Atualidades Japão – Agosto 2022

Em primeiro lugar, vi um artigo no noticiário em julho de que a CyberAgent aumentará o salário inicial para novos graduados que ingressarem na empresa na primavera de 2023 para 420.000 ienes. Eu estava interessado em saber que tipo de trabalho poderia pagar um salário tão alto aos recém-formados e, quando olhei para o esquema de recrutamento de novos formandos no site, fiquei convencido. Parece que consigo 420.000 ienes/mês, mas incluía uma taxa fixa de horas extras de cerca de 170.000 ienes por 80 horas por mês (trabalho extra de cerca de 4 horas por dia). Sem incluir horas extras, eram 250.000 ienes/mês, então não era tão alto. Se você

Deseja receber orientação gratuita?

Orientação de vida e carreira no Japão!