Por que doar?
No Japão, devido aos efeitos da queda da taxa de natalidade e do envelhecimento da população, o número de idosos que precisam principalmente de transfusões de sangue está aumentando e o número de jovens está diminuindo. Para continuar a fornecer sangue aos pacientes de maneira estável, precisamos entender e cooperar com a geração mais jovem de doações de sangue.
Quem pode doar?
- Idade: 17-69 anos (homens) e 18-69 anos (mulheres)
- Peso mínimo: 50 kg ou mais (homens e mulheres) para doações de 400 ml. Homens com mais de 45kg e mulheres com mais de 40 kg podem fazer as doações de 200 ml.
- Não podem doar as pessoas que foram diagnosticadas com:
- HIV, sífilis, hepatite C, malária ou doença de Chagas; grávidas ou que estejam amamentando; receberam transfusão de sangue, transplantes de tecido ou medula; passaram por: tratamento dentário que resultaram em sangramento ono últimos três dias; que entraram no Japão nas últimas quatro semanas; que estejam com resfriado ou grupo; ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem ou piercing feita nos últimos 12 meses.
Onde posso doar?
Locais para a doação de sangue: hospitais ou centros da Cruz Vermelha do Japão. Há também ônibus da instituição que passam pelas cidades para receber as doações. Veja os detalhes sobre os locais no site: http://www.jrc.or.jp/donation/ (em japonês0
Antes de doar:
① Tenha uma boa noite de sono
② Alimente-se bem
③ Evite comidas gordurosas
④ Beba líquidos
⑤ Seja sincero no questionário preliminar
Depois de doar sangue:
① Não tenha pressa
② Reabasteça seu corpo
③ Não fume
④ Evite bebidas alcóolicas
⑤ Pegue leve