sáb. abr 20th, 2024

Reflexão sobre os 30 anos de Japão

Em 2020, completa-se 114 anos da imigração japonesa no Brasil e 30 anos da alteração na Lei de Imigração japonesa que deu início à formação da comunidade brasileira no Japão.

No começo éramos todos funcionários efetivos. A migração de brasileiros descendentes de japoneses havia começado timidamente no final da década de 1980.

Os que vieram naquela época, tiveram saldos super positivos e fizeram a fama de que trabalhar no Japão era a solução para o enriquecimento rápido e certeiro. Resultou em movimento dekassegui dos anos 90 onde em apenas 5 anos, em 1995 somava quase 150.000 pessoas em todo o Japão. E assim foi crescendo até chegar a alcançar cerca de 365.000 pessoas somente de brasileiros, um pouco antes do estouro da bolha econômica chamada de Leahman Shock que aconteceu em outubro de 2008.

Poucos sabem ou lembram que a liberação oficial de vistos para descendentes e cônjuges de formato atual começou em 1o. de junho de 1991 e que naquela época todos os contratos de empregos no Japão eram diretos, efetivos e sem empreiteiras. O sistema de emprego via empreiteira começou em 1993 para cá onde não mais parou de crescer. Sim, nos 2 anos iniciais do movimento dekassegui da decada de 90, todos éramos contratados como funcionários com todos os direitos e deveres de efetivos.

De início, o governo japonês imaginava que a presença verde-amarela seria temporária e, por isso, não se preparou para a permanência dos brasileiros. Três décadas se passaram e não há, ainda, um programa político imigratório adequado. No mercado de trabalho, que foi o que trouxe os dekasseguis para cá, a grande maioria das vagas se resume à desgastante rotina de fábrica. Sem qualidade de vida, sem perspectivas de melhoria e, muitas vezes, sem ter o que vislumbrar para o futuro.
O Projeto Integra tem como missão apresentar oportunidades diferenciadas de trabalho, que estão ao alcance dos brasileiros, com contratação direta e efetiva (Seishain), remunerações e benefícios mais vantajosos e possibilidades reais de aumento gradativo de salário. Muito além do trabalho, assim promove-se, também, a integração à sociedade japonesa.

Além de orientação profissional, o Projeto Integra também encaminha o trabalhador para a qualificação necessária a algumas atividades específicas, conhecimentos que podem se tornar um diferencial em seu currículo.
É um planejamento que visa ampliar o leque de oportunidades e poder oferecer a estabilidade necessária para renovar as perspectivas e poder planejar o futuro.

Te ajudamos a encontrar as estratégias que podem te impulsionar para atingir seus objetivos.

Orientação gratuita de vida e carreira no Japão.

Fique por dentro!

Seja informado sobre novos artigos.

Veja mais:

日本語

#Vamos Okazaki!

Evento no Castelo de Okazaki 🏯Evento Castelo de Okazaki 🗓️Data: 18 (Sábado), 19 (domingo) de fevereiro 2023🕐Horário: 10 h as 18 h📌Local: Tamokuteki Hiroba (Castelo de Okazaki) Google maps: https://goo.gl/maps/ep5PTrUaatm4Tg697 Pela primeira vez em cerca de 40 anos, Tokugawa Ieyasu será o único protagonista do drama Taiga, que será transmitido em 2023.Uma sala de teatro Taiga terá uma exposição do drama Taiga “Dosuru Ieyasu”. No subsolo, também há exposições relacionadas aos samurais Ieyasu e Mikawa. https://goo.gl/maps/VGzeCjGek6RfHLwC6 Google Maps

Artigos

Atualidades Japão – Agosto 2022

Em primeiro lugar, vi um artigo no noticiário em julho de que a CyberAgent aumentará o salário inicial para novos graduados que ingressarem na empresa na primavera de 2023 para 420.000 ienes. Eu estava interessado em saber que tipo de trabalho poderia pagar um salário tão alto aos recém-formados e, quando olhei para o esquema de recrutamento de novos formandos no site, fiquei convencido. Parece que consigo 420.000 ienes/mês, mas incluía uma taxa fixa de horas extras de cerca de 170.000 ienes por 80 horas por mês (trabalho extra de cerca de 4 horas por dia). Sem incluir horas extras, eram 250.000 ienes/mês, então não era tão alto. Se você

Deseja receber orientação gratuita?

Orientação de vida e carreira no Japão!